Vamos explicar aqui as principais mudanças no corpo da mulher durante a gestação:
-Uma das primeiras mudanças físicas que a mulher experimenta é um aumento do fluxo sanguíneo para a região do útero, e da vagina. Estes tecidos podem mudar ligeiramente de cor embora a maioria das mulheres não vai perceber, se o médico fizer um exame, ou o parceiro for particularmente observador, essas mudanças podem ser perceptíveis.
-Muita fome. Uma sensação de barriga vazia quase constante. Um alívio rápido quando você come, mas a fome não passa completamente.
-Vontade de fazer xixi o tempo todo, e quando você para pra ir no banheiro faz muito menos xixi do que imaginou pelo desconforto.
-Náusea e sensação de desconforto no estômago. Possivelmente não ao ponto de precisar vomitar, mas você pode sentir um incômodo que vai e vem durante o dia e durante a noite.
-Mamas sensíveis, pesadas e macias. Seus mamilos podem ficar mais sensíveis e até formigar Suas auréolas podem ficar mais escuras e maiores do que o normal. Muito parecido com o que acontece antes do período menstrual, mas em uma intensidade maior.
-Um gosto estranho, metálico ou ácido em sua boca. Difícil de descrever, mas pode ser forte, e é difícil de se livrar dele.
-Uma dor nas costas generalizada que você normalmente não tem. Dores de cabeça são outro sinal, possivelmente por causa das alterações hormonais que o corpo está passando.
-Olfato aguçado. Cheiros que você normalmente nem prestava atenção, podem fazer com que você se sinta enjoada e cheiros que você normalmente gostava podem se tornar insuportáveis. Talvez você perca completamente vontade por alimentos e bebidas que costuma gostar. Café, álcool, alimentos fritos ou gordurosos podem fazer com que você se sinta fisicamente mal.
-Desejos. Também é muito normal começar a desejar alimentos que antes não faziam parte da sua dieta, muitas vezes em momentos que também não vão fazer muito sentido.
-Cansaço, muito cansaço. A ponto de você realmente se questionar se vai conseguir aguentar o dia todo.
-O aumento temporário da temperatura durante a ovulação é normal, embora normalmente retorne a uma faixa normal se um óvulo fertilizado não se implantar. Se você estiver mapeando sua temperatura corporal para prever quando ovula, poderá notar que sua temperatura vai estar elevada por aproximadamente 18 dias.
Conforme a gravidez progride, haverão diferentes sintomas e mudanças em seu corpo. Algumas serão mais evidentes e até aparentes, outras serão bastante sutis. Lembre-se que não há duas gestações exatamente iguais. Mesmo se você já teve um bebê antes, esteja preparada para uma experiência diferente a cada vez.
Confira também:
ASSINE A NEWSLETTER DO MUNDO DE MÃE E BEBÊ
Receba em seu e-mail dicas de Maternidade e Gestação!